Trânsito retira quebra-molas irregular em Jardim Guaranhuns
Texto: Marlon Marques| Foto: William Caldeira
As lombadas, quebra-molas ou redutores de velocidade são equipamentos que só podem ser instalados com aval da autoridade municipal de trânsito, como consta na Resolução nº 600 do Código de Trânsito Brasileiro. Porém, em alguns locais, moradores fazem por conta própria, gerando custo à Prefeitura, que precisa retirar a estrutura e reparar o pavimento.
Esse foi o caso da rua Caldas de Carvalho, no bairro Jardim Guaranhuns, onde dois quebra-molas foram construídos de maneira irregular por alguns moradores.
Em atenção à denúncia direcionada pela Ouvidoria e por um pedido direto do 4º Batalhão da Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (26) a Prefeitura de Vila Velha retirou os dois equipamentos. Após a retirada, o pavimento precisou ser refeito. A ação foi coordenada pelo Departamento de Trânsito e executada pela Secretaria Municipal de Obras.
Segundo o Assessor Especial responsável pelo trânsito, Ângelo Fortunato, “os quebra-molas estavam fora dos padrões técnicos, podendo danificar algum veículo ou causar um acidente no local. Além disso, a Polícia Militar nos informou que estava impedindo a circulação ideal das viaturas que fazem a segurança na região, o mesmo ocorrendo com as viaturas da Guarda Municipal”, explicou.
Para denúncias sobre qualquer irregularidade no trânsito, o munícipe deve acionar a Ouvidoria pelo número 162 e registrar o caso. Um protocolo será gerado para acompanhar o andamento do pedido.