Sefaz lança terceira edição do ‘Desafio da Escada’

A terceira edição do “Desafio da Escada”, na Secretaria da Fazenda (Sefaz), terá início na próxima segunda-feira (19). A cada semana, os servidores serão estimulados a subir uma quantidade maior de andares até chegar ao 13º andar – cerca de 250 degraus.

Segundo a idealizadora do desafio, a subgerente da SUBSAD/GEDEF/SUTED, Maria da Penha Zanoni Brito, os principais objetivos do programa são a redução do sedentarismo e a incorporação da atividade física na rotina dos servidores.

“Subindo escadas, a pessoa melhora a saúde cardiovascular, perde calorias, melhora o equilíbrio, a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória. Sem contar que pelas escadas evitamos a aglomeração nos elevadores, que estão com capacidade reduzida por conta da Covid-19”, destaca a subgerente.

Ainda como medida de prevenção ao novo Coronavírus, este ano não haverá um momento de confraternização na abertura do desafio. “Até por conta da pandemia, estamos orientando que os participantes subam as escadas em momentos diferentes, para manter o distanciamento social, que não segurem nos corrimãos e que lavem as mãos assim que saírem da escada”, acrescenta Maria da Penha Brito.

Cronograma

No começo do “Desafio da Escada”, os servidores deverão subir do térreo até o 2º andar. Na segunda semana, o objetivo será chegar até o 4º andar e assim sucessivamente. A partir da quarta semana, vai ser acrescentado um andar por semana, concluindo o desafio em 18 de dezembro, no 13º andar.

Quem já está de olho no cronograma do “Desafio da Escada” é o assistente de Comunicação Oberdan de Souza Silva – vencedor da competição no ano passado. “O Desafio é um incentivo para eu continuar me exercitando e mudando meus hábitos. É uma forma de a gente sair da zona de conforto e sair do sedentarismo”, comenta o servidor.

“Minha expectativa é que eu possa subir direto do 1º ao 12º andar e, obviamente, vencer o Desafio mais uma vez”, diz, em meio aos risos.

Para o subsecretário de Estado de Assuntos Administrativos, Fábio Gomes de Aguiar, o “Desafio da Escada” une competição, diversão e atenção à saúde.
“O Desafio é uma maneira lúdica de falar sobre algo que é muito importante: a saúde das pessoas. Nós precisamos cuidar uns dos outros, sobretudo neste momento de pandemia. Ao participar dessa competição, todos saem ganhando, praticando atividades físicas e melhorando a saúde”, ressalta o subsecretário.

Leia também

Últimas